quinta-feira, 10 de março de 2011

Ensino a Distância

De volta apesar do período de ausência.

Hoje venho falar de "Ensino a Distância" pois é essa alternativa de estudo criada tem como objetivo dar maior flexibilidade para aqueles que querem e necessitam estudar. É algo que é extremamente valido, afinal vivemos num mundo globalizado aonde flexibilidade é fundamental para realizarmos determinadas tarefas. Aqui não será uma critica pesada ao Ensino a Distância, até por que isso pode ficar para os Pedagogos já que são eles as pessoas mais apropriadas para falar do assunto, mas sim um discurso de um aluno desse método de ensino, antes de tudo vão perguntar o por que de não mudar para o presencial, em vez de ficar aqui criticando, é simples se criou matérias que são necessárias para o meu currículo que a Universidade Estácio de Sá, só disponibiliza neste método.

A minha crítica é sim sobre a qualidade do Ensino neste método, antes isso não me incomodava até por que a matéria que tive anteriormente, consegue acompanhar sem maiores dificuldades. Mas a matéria desse período é mais complexa o que leva o difícil entendimento e o que também me leva a certos questionamentos.

1º Qualidade é a mesma do ensino presencial?

R: Não, por que ali você lê, tenta compreender e se tiver alguma dúvida você não tem com quem tirar a dúvida de imediato, depende de enviar uma mensagem ao professor e ele responder brevemente ou não. E como fica a dúvida da hora, se perde no esquecimento!? E o professor, vai compreender claramente qual é a dúvida do aluno?

2º Contéudo é dinâmico o suficiente para fácil compreensão do aluno?

R: Mas uma vez a resposta é não, por que? A ilustração pode ser boa, mas se o contéudo não acompanhar pode ser igualmente cansativo ao presencial, só que com um agravante, cadê o professor para sanar suas dúvidas no momento em que elas surgem?

3º Sem a mesma qualidade do método tradicional, podemos concluir que o ensino a distância não é e nem será igual ao presencial. E outro detalhe se aluno não for o suficiente disciplinado não conseguirá compreender bem o contéudo da matéria, a idéia é que faça de qualquer lugar, mas como fazer aulas em um ambiente em barulho por exemplo. Enfim são vários questionamentos a serem feitos sobre a qualidade do ensino a distância.

Volto a dizer que a idéia é válida, mas há algo aí que tem que mudar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário